30 de novembro de 2012

ACESSOS DO BLOG

     Alguns dias atrás postamos uma mensagem de agradecimento pelo incentivo que o blog vem recebendo e por todas as visitas que o mesmo recebeu, ultrapassando 550 visitas em cerca de três meses. Hoje iremos apresentar as estatísticas do nosso blog, da onde ele é acessado, países que visualizaram o mesmo, demonstrando como o nosso blog está sendo acessado por diversas pessoas em diversos lugares do mundo.

    Veja a seguir as estatísticas:


Clique na imagem para visualiza-la em tamanho maior

NANOGERADOR PORTÁTIL

     Cientistas norte-americanos criaram um pequeno gerador que aproveita a energia potencial do ambiente e a converte em energia elétrica, que é capaz de fornecer energia para baterias de íons lítio, utilizadas, por exemplo, em nossos celulares e smartphones.
     O aparelho, chamado de PENG, utiliza materiais piroelétricos para transformar calor em energia. Segundo pesquisas, cerca de 50% da energia gerada nos EUA foi perdida em forma de calor. O que isso significa? Necessidade muito maior de geração de energia e uma perda enorme dessa energia, eleva muito custos e reduz a vida útil das usinas, e com esse nanogerador tal problemas poderia ser amenizado.
     Nos primeiros teste, o PEGN gerou cerca de 22 Volts, porém com uma corrente muito baixa (cerca de 430nA), o que faria levar dias para recarregar uma simples bateria de celular.
     Mas a tecnologia está sendo desenvolvida e aprimorada e daqui alguns anos poderemos ter baterias autossustentáveis, o que seria muito bom para economia e para o meio ambiente.








Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/11/cientistas-criam-nanogerador-portatil-para-carregar-baterias.html

25 de novembro de 2012

AGRADECIMENTO

     É isso ai pessoal, ultrapassamos 550 visualizações do nosso blog, e não é qualquer blog que em menos de 5 meses ultrapassa essa marca e por isso viemos através deste post agradecer vocês leitores.
     Agradecemos a vocês que opinam, dão dicas e sugestões para estarmos sempre atualizando e melhorando a qualidade de nossas postagens, assim como a qualidade visual do mesmo.
     Agradecemos também aos colegas e aos professores da turma de Ciência da Computação 2012 - URI Campus de Erechim, que estão sempre nos ajudando e dando dicas para melhor apresentação do blog.
     Estaremos atualizando semanalmente nosso blog, fornecendo dicas, curiosidades e experiências sobre eletricidade e magnetismo.




Por: Augusto Mesavila, Eduardo Sperotto e Jacson Fortuna
     

ESTATÍSTICAS DO CONSUMO DE ENERGIA NO BRASIL

     Veja abaixo os principais gráficos sobre o consumo de energia elétrica no nosso país de março de 2011 até março de 2012.



Fonte: http://www.epe.gov.br/ResenhaMensal/20120426_1.pdf

ELETRICIDADE SEM FIO

     Cada vez mais as tecnologias envolvendo a distribuição da energia elétrica vem sendo estudadas, e uma das mais interessantes é a energia sem fio que cada vez mais está próxima da realidade.
     A transferência da eletricidade sem fio pode ser possível graças a ressonância magnética, mesmo princípio aplicado, por exemplo, a voz que em um determinado tom faz quebrar vidros. Funciona assim, quando dois objetos estão em uma mesma frequência de ressonância, podem trocar energia entre si sem interferir em outros objetos.
    Estudantes da universidade de Oxford desenvolveram duas bobinas que compartilham a mesma frequência de ressonância , uma está acoplada a rede elétrica e a outra ao equipamento elétrico, ao colocarem certa energia na bobina acoplada a rede elétrica, elas começam a troca energia entre elas, ligando o equipamento.
     É uma tecnologia que está sendo desenvolvida e que ainda está em fase inicial de testes, mas que já nos pode dar uma boa ideia do futuro da distribuição elétrica no mundo.




ENERGIA SOLAR

     Hoje em dia, com a preocupação de todos com o meio ambiente, fontes renováveis e/ou que não agridem o meio ambiente vem sendo criadas e cada vez mais ganham espaço na nossa sociedade, e uma das mais utilizadas é a energia solar, e neste post iremos explicar como funciona sua captação e quais suas vantagens e desvantagens.
     O nosso planeta recebe por dia cerca de 174 petawatts de radiação, mas o aproveitamento dessa energia é muito, mas muito pouco utilizada por nós, por ser um processo caro e uma tecnologia que surgiu a muito pouco tempo.
     A captação de tal energia se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício  A luz solar, ao atingir diretamente tal células, é diretamente transformada em energia elétrica, gerando assim o efeito fotovoltaico, que é quando os fótons, energia que a luz do sol carrega com ela, incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, gerando corrente.
     As grandes vantagens dela é que ela não agride o meio ambiente e que os custos depois de feita a instalação é praticamente zero, já as desvantagens são o alto custo para sua implantação e a necessidade de maior desenvolvimento dessa tecnologia para obter maior aproveitamento dessa energia e baratear os custos da mesma.




   Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/energia-solar.htm
              http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar

NÃO ACENDA A LUZ!

     Essa é uma experiência muito que é fácil de ser feita e, principalmente é muito divertida, o objetivo é você passar uma espécie de círculo por uma armação de cobre sem fechar o circuito, evitando assim, acender os leds que estão ligados a esse mesmo circuito.
     Para tal experiência você irá precisar:

- Uma base de madeira;
- 1 Led;
- 2m de cobre rigido;
- 2m de fios elétricos;
- Uma pilha ou bateria;
- Pregos e parafusos;

     Como fazer:

     Primeiramente faça um "trajeto" com o cobre, que irá ser por esse trajeto que o círculo irá passar. Logo após prenda o mesmo na base de madeira, isolando as pontas.
     O projeto deverá ficar parecido com esse:




     Com outro pedaço de cobre rígido, faça um pequeno circulo (esse círculo irá percorrer o trajeto feito por você). Com um pedaço de fio elétrico una o circulo com o LED.
     Una uma das pontas do cobre com o pólo negativo da bateria e o pólo positivo una no LED, assim quando encostarmos o circulo no trajeto fechará o circuito, fazendo acender o LED.
     O projeto pronto deverá ficar semelhante a este.





     Qualquer dúvida, assista os vídeos abaixo, eles mostram o funcionamento da experiência.










13 de novembro de 2012

ENERGIA PERFEITA


  Os físicos teóricos Robert Alicki, da Universidade de Gdansk, na Polônia, e Mark Fannes, da Universidade de Leuven, na Bélgica, propõem que as baterias das próximas gerações de eletrônicos funcionem adotando princípios da física quântica.
    Em um sistema bem simples, como um átomo de hidrogênio, por exemplo, que podemos resumir a um elétron e um próton, há uma possibilidade de se determinar o seu estado quântico a partir do movimento do elétron (spin): se é anti-horário ou horário. Cada uma dessas duas possibilidades determina um valor de qubit, o bit quântico.


    Alguns desses estados contêm quantidades pequenas de energia que podem ser canalizadas e usadas para alimentar nossos eletrônicos. A ideia dos cientistas é construir baterias baseadas em partículas nessas condições. Um dos desdobramentos fascinantes do uso da mecânica quântica em um aparelho recarregável é a possibilidade de que, ao drenar toda a energia, ele se recarregue sozinho, pelo simples realinhamento das partículas em seu interior, tornando-se assim uma energia perfeita.


Fontehttp://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/11/fisicos-sugerem-baterias-quanticas-como-fonte-de-energia-perfeita.html

8 de novembro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE ELETRICIDADE

  • A luz viaja tão rápido (cerca de 300.000 quilometros por segundo!) que vemos o clarão brilhante de um relâmpago instantaneamente. Mas precisamos esperar algum tempo para ouvir o trovão;
  • 90% da eletricidade consumida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, sendo a maior parte na usina de Itaipu;
  •  As bolas alaranjadas e vermelhas colocadas nos fios de alta tensão que cruzam as rodovias, servem para sinalização visual para os pilotos das aeronaves, quando tiverem que utilizar as estradas para pousos de emergência;
  • Os maiores consumidores de energia elétrica são em 1º lugar os Estados Unidos, seguidos pelo Japão, China, Canadá, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Brasil. Sendo que o Estado Norte-Americano da Califórnia consome sozinho a mesma quantidade de energia elétrica consumida no Brasil.  
Fonte: http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/05/oito-dados-curiosos-sobre-eletricidade.html

7 de novembro de 2012

CAMPO MAGNÉTICO X ENERGIA ELETROSTÁTICA

Conceitos Básicos:


Energia eletrostática:

     É o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso, ou que estuda os fenômenos do equilíbrio da eletricidade nos corpos que de alguma forma se tornam carregados de carga elétrica, ou eletrizados.


Campo eletromagnético:

     Campos magnéticos cercam materiais e correntes elétricas e são detectados pela força que exercem sobre outros materiais magnéticos e cargas elétricas em movimento. O campo magnético em qualquer lugar possui tanto uma direção quanto uma magnitude ou força.


Demonstrações simples que provam a diferença entre as duas:

Materiais utilizados:

1. 1 imã;
2. Limalha de ferro;
3. Caneta;
4. Papel

A seguir vídeos e demonstrações: