Cientistas norte-americanos criaram um pequeno gerador que aproveita a energia potencial do ambiente e a converte em energia elétrica, que é capaz de fornecer energia para baterias de íons lítio, utilizadas, por exemplo, em nossos celulares e smartphones.
O aparelho, chamado de PENG, utiliza materiais piroelétricos para transformar calor em energia. Segundo pesquisas, cerca de 50% da energia gerada nos EUA foi perdida em forma de calor. O que isso significa? Necessidade muito maior de geração de energia e uma perda enorme dessa energia, eleva muito custos e reduz a vida útil das usinas, e com esse nanogerador tal problemas poderia ser amenizado.
Nos primeiros teste, o PEGN gerou cerca de 22 Volts, porém com uma corrente muito baixa (cerca de 430nA), o que faria levar dias para recarregar uma simples bateria de celular.
Mas a tecnologia está sendo desenvolvida e aprimorada e daqui alguns anos poderemos ter baterias autossustentáveis, o que seria muito bom para economia e para o meio ambiente.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/11/cientistas-criam-nanogerador-portatil-para-carregar-baterias.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário