23 de setembro de 2012

PINTURA ELETROSTÁTICA

     A pintura eletrostática ou lacagem é um processo que tem como finalidade o revestimento do ferro, aluminío ou outros metais com uma película de polímero termo-endurecível colorido (pó de poliester). Existem inúmeras cores que podem ser utilizadas, sendo o branco, verde, cinza e castanho as mais habituais.
     Este processo de pintura garante a flexibilidade da peça sem ofender a pintura. Quando uma peça é pintada a tinta recebe uma carga elétrica oposta à peça, fazendo com que ela se fixe na peça.
     Após tal procedimento, a peça pode ser levada a uma estufa. Quando a estufa aquece, a tinta cura e é fixada.
     Um ótimo exemplo de pintura eletrostática à pó são as mola das motos: mesmo flexionadas, a tinta permanece intacta.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_eletrost%C3%A1tica

PILHA DE BATATA

     Objetivo:
     Demonstrar a capacidade elétrica de algumas batatas ligadas entre si por fios de cobre, assim como demonstrar a capacidade de condução de eletricidade por certos metais como cobre e zinco.

     Veja nossa experiência no vídeo abaixo:



     Conclusão:
     Com esse experimento podemos notar que com algumas batatas podemos criar bateria para alimentar um LED, ou até mesmo um relógio de pulso. Também podemos perceber que o cobre e o zinco servem como ótimos condutores de enrgia.

3 de setembro de 2012

LUZ E INTERNET PELA MESMA FIAÇÃO


    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) finalizou uma consulta pública que servirá de base para a elaboração do padrão brasileiro de internet por rede elétrica, afinal a energia elétrica chega a 95% do País.
    A instalação será feita com um modem especial que conecta a saída de cabo de rede à tomada, há duas tecnologias disponíveis: o Power Line Communications (PLC), que permite diversos tipos de banda, e o Broadband over Power Lines (BPL).    
    200 Mbps é a velocidade que pode chegar a banda larga pela rede elétrica, o número é muito superior aos padrões brasileiros, hoje as conexões mais rápidas no País não ultrapassam 30 Mbps.
    Algumas empresas já estão fazendo testes por conta própria, como é o caso da Panasonic, que trouxe seus modems PLC do Japão para implantar um projeto-piloto na cidade de Barreirinhas, em meio aos Lençóis Maranhenses.
    A AES Eletropaulo, empresa concessionária do sistema elétrico de São Paulo, também entrou no jogo,e está realizando testes com a tecnologia BPL.
    Não é uma notícia muito atual, porém poucas pessoas tem conhecimento dessa tecnologia, que por mais que já tenha sido criada a mais de 4 anos atrás, é pouco utilizada aqui no Brasil.










Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/luz-e-internet-pela-mesma-fiacao.html
Data da reportagem: 04 de outubro de 2008


CURIOSIDADES SOBRE ELETRICIDADE


  • A eletricidade foi descoberta a cerca de 2500 anos atrás, através de observações do cientista grego, Thales de Mileto, que observou que um pedaço de âmbar (resina fossilizada de árvore) atraia palha ou penas, quando esfregado com um pano;
  • A palavra "eletricidade" é originada da palavra grega para âmbar "elektron";


  • No século 18, o Conde Alessandro Volta inventou a primeira bateria e o batizou de "pilha voltaica". Este consistia em uma pilha de zinco com discos de prata ou cobre separados por almofadas umedecidas com uma solução ácida. A unidade de medida elétrica "volt", é chamada assim em homenagem ao Conde Volta;


  • Todo mundo acha que é o cobre, mas não é; - É a prata. Apenas usamos o cobre por ser muito mais barato que a prata;

  • A água do mar é 100 vezes melhor condutora que a água doce;






ACENDENDO LED COM LIMÕES

     Ao introduzir no limão duas placas de metal constituídas de materiais diferentes, terá início uma reação que fará com que os elétrons fluam de modo ordenado em uma determinada direção, que vai de uma placa metálica para outra. Esse fluxo ordenado de elétrons é denominado de corrente elétrica. A energia elétrica gerada pelos limões não é muito grande, mas o necessário para que se possa acender um led, aquela luz dos mostradores de relógio ou até aquela luz que indica o funcionamento de aparelhos elétricos.
      
     Materiais utilizados:

  • 5 limões;
  • Fio de cobre;
  • Clips;
  • Zinco;
  • Lixa;
  • 1 led;

    Como fazer:
    

    1. Coloque em cada limão um clips e um pedaço de zinco,
 ligando fios diferentes em cada um deles.
    




    2. Depois una os fios que possuem zinco na ponta;

    3. Faça o mesmo procedimento com os fios dos clips;
    



4. Una as pontas dos fios no led e perceba que a lampada acende.