A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) finalizou uma consulta pública que servirá de base para a elaboração do padrão brasileiro de internet por rede elétrica, afinal a energia elétrica chega a 95% do País.
A instalação será feita com um modem especial que conecta a saída de cabo de rede à tomada, há duas tecnologias disponíveis: o Power Line Communications (PLC), que permite diversos tipos de banda, e o Broadband over Power Lines (BPL). 200 Mbps é a velocidade que pode chegar a banda larga pela rede elétrica, o número é muito superior aos padrões brasileiros, hoje as conexões mais rápidas no País não ultrapassam 30 Mbps.
Algumas empresas já estão fazendo testes por conta própria, como é o caso da Panasonic, que trouxe seus modems PLC do Japão para implantar um projeto-piloto na cidade de Barreirinhas, em meio aos Lençóis Maranhenses.
A AES Eletropaulo, empresa concessionária do sistema elétrico de São Paulo, também entrou no jogo,e está realizando testes com a tecnologia BPL.
Não é uma notícia muito atual, porém poucas pessoas tem conhecimento dessa tecnologia, que por mais que já tenha sido criada a mais de 4 anos atrás, é pouco utilizada aqui no Brasil.
Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/luz-e-internet-pela-mesma-fiacao.html
Data da reportagem: 04 de outubro de 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário